O Curso de Aperfeiçoamento Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, objetiva a formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos, gestores da rede pública e educadores populares que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, aprofundando a compreensão desta modalidade como direito social básico e instrumento de emancipação humana.
A duração do curso será de 180 horas, na modalidade de Educação à Distância – EAD. As aulas têm previsão de início em agosto e término em dezembro de 2009. O curso está organizado em cinco módulos fundamentados na concepção de educação como direito de aprender e de ampliar conhecimentos ao longo da vida, a saber: Introdução ao Ambiente Moodle; Legislação e Políticas Públicas em EJA; Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos; Aspectos Pedagógicos da EJA e Projeto Integrado e Participativo de Educação da Diversidade.
Serão oferecidas 300 (trezentas) vagas distribuídas nos seguintes pólos: Camaçari, Itapicuru, Lauro de Freitas, Mundo Novo e Simões Filho, sendo 60 (sessenta) vagas por pólo.
A metodologia adotada no curso será desenvolvida de forma semipresencial. As atividades pedagógicas serão realizadas tendo como referência os materiais disponibilizados aos cursistas nas versões impressa e virtual. Para tal, os cursistas contarão com a mediação interativa do tutor no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
O curso propõe adotar uma metodologia fundamentada no desenvolvimento de uma trajetória de aprendizagem. Este percurso inicia-se com um diagnóstico da realidade onde os cursistas atuam, seguido de aprofundamento teórico-conceitual das temáticas mencionadas, finalizando com a execução de um projeto de intervenção local, a ser desenvolvido na comunidade escolar onde exercem as suas atividades docentes.
O Curso de Aperfeiçoamento EJA NA DIVERSIDADE, contará com a vocação e a experiência da UFBA em trabalho social, desenvolvido através da realização de diversos programas de extensão, que integram ensino, pesquisa e sociedade. A universidade parte de uma concepção de extensão universitária como canal acadêmico qualificado para repensar as relações da Universidade com outros segmentos da sociedade e promover ações que materializem e fortaleçam um fazer acadêmico ligado ao social. A presente proposta, desta forma, insere-se, também, no conjunto de ações da universidade em vincular-se aos esforços empreendidos pelo Governo Federal na transformação da sociedade brasileira, através da participação em programas sociais. |